Após perder a chance de conquistar o cinturão dos superpenas, Robson Conceição agora tem um forte motivo para formalizar protesto junto a WBC. Isso porque o juiz Stephen Blea, um dos jurados na luta diante do campeão Oscar Valdez, admitiu que prejudicou o brasileiro no duelo valendo o titulo. Na ocasião, ele assinalou vitória por 117 a 110 para o mexicano.
Em carta enviada ao Conselho Mundial de Boxe e reproduzida pelo site ‘boxing247’, uma das referências da modalidade, Blea afirmou que “a sua pontuação não representa as ações no ringue” e admite que errou em sua marcação. É possível ler o documento na íntegra, onde ele afirma que “não trabalhará em nenhuma luta” até realizar o curso de reciclagem.
Entre os argumentos, Blea afirmou que estava com a visão encoberta durante parte da luta e se deixou levar pela reação da torcida. Como o confronto foi disputado em Tucson, nos Estados Unidos, a maioria estava a favor do mexicano. Porém, o jurado também afirmou que não entendeu que Robson Conceição merecia vencer a luta mesmo após revisá-la.
“Não conseguia ver alguns golpes conectados de [Robson] Conceição, aos quais havia nenhuma reação da torcida, ao contrário de quando Valdez acertou socos”, escreveu.
Na ocasião, Valdez venceu por 3 a 0 (duplo 115 a 112 e o polêmico 117 a 110). Para a equipe de Conceição, a organização deve promover uma nova luta entre os dois atletas ou elevar o nome do lutador baiano ao posto número 1 do ranking da categoria, o que o tornaria o desafiante imediato de Valdez.
Robson Conceição foi às redes sociais e fez uma publicação marcando o próprio Valdez. Citou o resultado polêmico do confronto e também pontuou a testagem positiva do mexicano para o uso de “fermentina”, substância proibida que facilita o emagrecimento.