A equipe de Robson Conceição formalizou uma queixa no Conselho Mundial de Boxe (CMB), em que protesta contra o resultado da luta diante de Oscar Valdez, realizada na madrugada do último sábado [veja a preparação do pugilista no vídeo acima]. Embora o baiano tenha sido melhor nos rounds iniciais, os juízes do evento deram vitória unânime em favor do mexicano. O ge entrou em contato com o CMB, que afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso.
A equipe do lutador baiano quer que o CMB promova uma revanche imediata entre os dois oponentes, ou mesmo que Robson seja elevado à condição de primeiro colocado no ranking dos superpenas para que, dessa forma, ele seja o desafiante obrigatório.
Apesar do protesto, não há expectativa de um desfecho favorável ao pugilista, que já quer voltar aos treinos pensando no próximo desafio.
Em contato com a reportagem do ge, a equipe de Robson Conceição afirma que ele está de cabeça erguida e consciente de que venceu o combate. Há um consenso entre eles de que o resultado da luta teria sido armado; a organização que cuidou do evento é da cidade de Tucson, no Arizona, berço do mexicano Oscar Valdez.
O próprio Robson Conceição foi às redes sociais e enviou uma mensagem endereçada ao seu oponente, declarando-se vencedor do duelo.
Oscar, I had a clean fight. I followed all strategies to beat you. And I beat. That was boxing. You who disrespected me and all boxing with your positive drug test.
A “champion” must respect and be an example. I showed in and out of ring who deserves this belt. @oscarvaldez56— Robson Conceição (@RobsonR60) September 13, 2021
“Oscar, eu fiz uma luta limpa. Segui todas as estratégias para te vencer. E eu venci. Isso foi boxe. Foi você quem desrespeitou a mim e a todo o boxe com seu teste antidrogas positivo. Um ‘campeão’ deve respeitar e ser exemplo. Mostrei dentro e fora do ringue quem merece esse cinturão”.
Na mensagem, Robson se refere ao resultado positivo do mexicano para uso da substância fermentina, que ajuda no emagrecimento. Apesar de Valdez afirmar que não fez uso proposital, a contraprova também deu positivo. Os exames apontaram doping, mas a organização do evento manteve o combate.
Robson Conceição perdeu por pontos para o campeão Oscar Valdez, em luta equilibrada e válida pelo título do cinturão dos superpenas pelo Conselho Mundial de Boxe. Melhor durante os rounds iniciais, o brasileiro não se conformou e contestou o resultado, que apontou a vitória para o mexicano por 3 a 0 (duplo 115 a 112 e um surpreendente 117 a 110).