Em busca de sua quarta chance de disputar um título mundial de boxe, Robson Conceição deu o primeiro passo neste sábado, na cidade texana de Corpus Christi, onde venceu o mexicano Jose Ivan Guardado com um nocaute aos 2min27s do sétimo round. O brasileiro, que vinha do empate com Emanuel Navarrete num resultado que manteve o cinturão com o mexicano, agora espera por uma nova luta eliminatória ou até mesmo já disputar mais uma vez o cinturão.
Robson Conceição é o atual número 2 da divisão superpena (até 59kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O cartel do brasileiro, campeão olímpico na Rio-2016, soma agora 18 vitórias, duas derrotas e um empate.
Mesmo dez anos mais velho que o rival mexicano, Robson Conceição desde o início mostrou mais velocidade e volume de golpes. No primeiro round, o lutador baiano cruzava bem os golpes e colocava combinações importantes, além de trabalhar o jab com a mão esquerda conforme instruções do mestre Luiz Dórea no córner.
No segundo round, Jose Guardado tentou voltar mais ativo que o brasileiro, mas Robson imprimia um jab de esquerda rápido que já frustrava o ímpeto do adversário. O baiano cruzou dois golpes duros que mostraram ao mexicano que a tarefa seria das mais difíceis. Robson tentou capitalizar numa blitz já de olho num nocaute, mas Guardado absorveu bem. O mexicano passou mais um round com poucos golpes conectados.
No sexto round, Robson mantinha o domínio da luta combinando duros golpes em cima, no rosto do mexicano, enquanto mantinha a mão esquerda do jab jogando limpa em Guardado. No penúltimo round, Robson mostrava praticamente o mesmo gás do início do duelo, e num gancho na linha de cintura derrubou Guardado. O árbitro abriu contagem, mas o mexicano voltou para o duelo. Só que veio outro gancho e dessa vez Guardado não se levantou mais após dobrar os joelhos.